quarta-feira, 12 de agosto de 2009

DJ Spinna no estúdio


DJ Spinna é um veterano da fase de ouro do hip hop indie dos anos 90. Neste vídeo mostra-nos as ferramentas com que ganha a vida: S950, SP 1200, MPC 3000...
A propósito, recupero aqui um velho texto da Op. sobre a edição do álbum "Here to There" na BBE.

O trabalho da BBE na série Beat Generation insere-se numa longa tradição que já nos Blues e no Jazz havia provado que a Europa é um porto seguro para o alargamento dos horizontes dos músicos negros norte-americanos. Nesta série, gente como Will I Am dos Black Eyed Peas, Jay Dilla dos Slum Village ou o grande Pete Rock, entre outros, assinaram discos onde o hip hop é apresentado em estado puro, liberto das condicionantes mercantilistas impostas pela ultra-competitiva cena norte-americana. Nada muda, no caso do grande DJ Spinna, arquitecto de alguns dos mais sofisticados edifícios do planeta Hip Hop contemporâneo, tanto nos seus trabalhos a solo como à frente dos seus Jigmastas.
Em “Here to There” Spinna baralha de novo as coordenadas que delimitam a experiência hip hop, insuflando no tecido das suas composições micro-partículas de soul, electro, funk, jazz e expandido a sua visão até aos territórios do House e do Afro-Beat nas duas últimas faixas do álbum. A sofisticação das composições apoia-se em grande parte na síntese perfeita entre as capacidades de Spinna como construtor de beats na sua MPC, de músico que não hesita em partir à descoberta do cosmos a bordo dos seus Moogs, Rhodes e Arps e de arranjador que consegue orquestrar pequenos combos da mesma forma que gere samples. Se procuram a revolução, não é aqui que a vão encontrar. Spinna limita-se a relatar-nos a sua própria visão dos últimos quarenta anos de música negra, preferindo a sofisticação e a elegância a qualquer gesto estético mais arrojado. Um dos álbuns do ano, sem a menor sombra de dúvida.

2 comentários:

  1. Essa menção ao Will I Am mostra como a vida dá muitas voltas!

    ResponderEliminar
  2. Verdade. Mas foi a vida dele que deu a volta, não a minha ;)

    ResponderEliminar