sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

This Time de DJ Shadow para remisturar

O fan site Solesides está a promover um concurso de remisturas de This Time de Dj Shadow disponibilizando para isso o ficheiro com as vozes cujo link podem encontrar abaixo. Poderão encontrar mais informação aqui. Este é um dos melhores temas do álbum The Outsider e as vozes têm uma curiosa história. Quando o álbum saiu tive a oportunidade de entrevistar DJ Shadow que sobre o assunto referiu o seguinte:

Qual é a história por trás da voz usada para o tema “This Time”?
Há um par de anos um estúdio na Califórnia fechou e um amigo meu ficou com uma série de bobines de fita desse estúdio, algumas das quais com 30 ou 40 anos. Ele fez-me alguns CDs a partir das fitas. Algumas tinham canções já terminadas outras só esboços, coisas que foram editadas e outras que nunca viram a luz do dia. Esta em particular era apenas uma maquete de um tipo que um dia entrou no estúdio vindo da rua e que cantou um par de temas, sem acompanhamento. A primeira, que é a que eu uso, tem apenas um minuto e meio e depois ele pára de cantar e começa a falar com o engenheiro de som a dizer que algo não lhe soa bem e que vai cantar outra coisa. Mas havia alguma coisa naquela letra e na forma que ele encontrou para cantar aquelas palavras que me atraiu imediatamente por isso mesmo passados para aí uns 9 meses de ter aqueles cds lá em casa liguei ao meu amigo e perguntei-lhe se ele se importava que eu usasse aquela voz para tentar fazer uma canção à sua volta. E foi o que eu fiz.
Tentaram contactar a pessoa que gravou?
Não, porque não havia nenhuma informação na caixa da fita. Só havia um nome escrito, “Joe”.
Então um dia destes ainda poderá receber uma visita de um tipo de uns 60 anos a dizer-lhe “olá eu sou o Joe.”Sim, é possível, mas não me parece que isso vá acontecer. A fita tem perto de 40 anos e pela voz eu diria que o Joe deveria ter uns 40 anos quando fez aquela gravação. Seria bastante velho agora.
As palavras que ele cantou funcionam como uma declaração, certo? O que é que está a dizer com “This Time”? Que se acabaram as pressões?
Por estranho que possa parecer, penso que o disco que eu fiz mais parecido com “The Outsider” foi “Endtroducing”. Quando eu fiz o meu primeiro álbum não tinha pressões de espécie alguma, não havia bloggers a falarem de mim, não havia sequer fãs porque ninguém me conhecia. E eu levei as coisas tão longe quanto quis e fiz o disco que queria fazer. Sinto que fiz exactamente a mesma coisa neste disco. Finalmente cheguei a um ponto em que não sinto pressões, deixei de me importar com o que as pessoas escrevem acerca de mim – tanto o que dizem de bom, como de mau. E fiz o disco que me apetecia fazer levando a música exactamente até ao ponto que queria levar.
Penso que o LP enquanto formato está ultrapassado por causa da forma como as pessoas hoje ouvem música. Compram-se canções no iTunes para o iPod, ouve-se rádio na Internet e mixtapes. Está tudo muito misturado. E eu tive uma visão: ter dez pessoas muito diferentes a gostarem todas de diferentes aspectos do disco e ao mesmo tempo fazê-las ouvir coisas que elas pensariam que não iriam gostar e levá-las a investigar outros tipos de música, levando-as a desviarem-se do seu caminho.
A relação das pessoas com os artistas passa a estar fragmentada a partir de agora?...
Não sei… Sempre que me pedem uma lista dos dez Cds que ando a ouvir mais tenho sempre dificuldades porque sinto que já não ouço álbuns. Ouço discos variados e apanho os temas que mais gosto e meto-os em compilações que eu próprio faço, que é exactamente o que muitas outras pessaos fazem. Sinto que posso dizer que gosto de um artista quando 4 ou 5 canções do seu reportório me agradam mesmo. Todos sabemos que durante muito tempo até os melhores artistas enchiam os álbuns com canções que só existiam para justificar o preço de um álbum inteiro. Isso agora acabou.
Quanto a mim, eu só quis fazer um disco em que cada uma das canções fosse uma pequena gema, carregada com a informação certa e que não fosse necessariamente uma cópia do tema anterior.


This Time Vocals

Sem comentários:

Enviar um comentário