sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Rip it up # 1: Young Holt Unlimited - Wah Wah Man/Luv-Bugg

Por coincidência (ou talvez não...), o primeiro single em que peguei para inaugurar esta nova série aqui no 1/4 the treble, 2/4 the bass foi Break da Semana TM no Hit da Breakz (em 2005, já lá vai muito tempo), mas isso não impede que volte a este single agora que se estreia o Rip it Up. E em que consiste esta rubrica? Muito simples: rips de vinil da minha colecção. Ao contrário do Break da Semana, onde só se mostravam os breaks, aqui hão-de surgir as faixas completas, independentemente de terem ou não breaks, em formato wav não vá alguém querer samplar um pedaço ou passar o tema num clube. Para não falhar, não irei impôr nenhum tipo de regularidade: o Rip it Up aparecerá quando for possível, quando tiver tempo e, espero, tanto terá singles como maxis ou álbuns (e, quem sabe, algumas cassetes). Para já, então, eis a primeira escolha, um single da dupla Young Holt Unlimited de 1971. E uma vez que o trabalho já está feito, eis o que escrevi em 2005, no HdB:

Wah Wah Man aparecia originalmente no álbum de 71 Born Again em que Redd Holt e Eldee Young (baterista e baixista, respectivamente, com um longo currículo onde se inclui, nomeadamente, a ocupação de dois terços do lendário Ramsey Lewis Trio) efectuavam uma das suas classy journeys pelo território do jazz e do funk.

O break em si é pura classe, claro. Com Young a obrigar as peles da tarola e do bombo a sincoparem um irresistível ritmo que tem funk escrito por todos os lados. Alguns de vocês poderão já conhecer o break de um dos discos que o samplou, uma vez que tanto os Ugly Duckling como Lord Finesse, Show & AG e Akinyele já o usaram.


Luv-Bugg, no lado inverso, é mellowness da mais pura, com os Young Holt Unlimited a deixarem claro que são capazes de fornecer a banda sonora tanto para o clube como para o quarto.

Young Hold Unlimited - Wah Wah Man
Young Holt Unlimited - Luv-Bugg

1 comentário:

  1. finalmente alguem que tem a brilhante ideia de partilhar em WAV.. Obrigado DIGGA!!!
    keep it up
    ride

    ResponderEliminar