sábado, 17 de outubro de 2009

Gil Scott-Heron de regresso

Depois das terríveis histórias de há um par de anos que davam conta de um Gil Scott-Heron à beira do abismo do álcool e das drogas, facto que o levou mesmo a passar um período na prisão, parece que há boas novas: o cantor prepara-se para regressar ao activo com um novo álbum, «I'm New Here», que será editado logo nos primeiros dias de Janeiro próximo. Através do facebook, Gil Scott-Heron levantou o véu sobre o novo trabalho, revelando um link para o site oficial do novo álbum, que partilho logo abaixo. Entre os excertos que se podem ouvir, que revelam uma voz com cicatrizes, mas tão poderosa como sempre, há até uma versão de «Me and The Devil Blues» de Robert Johnson. Power to Gil! Deixo aqui um texto de há um par de anos a propósito da reedição de «Winter in America».

GIL SCOTT-HERON
“Winter in America”
(Strata East/Get Back/Trem Azul)



“Look around in any corner/if you see some brother/looking like a gonner/it’s gonna be me…” Quando Gil Scott-Heron gravou estas palavras na canção “The Bottle”, incluída no memorável “Winter in América” (o seu único álbum para a “cult label” Strata East, originalmente editado em 1974), não podia imaginar que por esta altura haveria de estar a cumprir uma sentença de prisão por posse e consumo de cocaína. Diz-se que a arte imita a vida, mas no caso particular de Gil Scott-Heron parece que a sua vida cumpriu os desígnios que originalmente o inspiraram a escrever.
Scott-Heron é, sobretudo, um poeta que, como poucos, soube cantar a negritude na América, nunca se coibindo de expor os podres que avassalavam as suas ruas, apontando o dedo aos responsáveis de ambos os lados da barricada que delimita o “ghetto”. Neste álbum, por um lado, temos um profundamente irónico “H2O Gate Blues”, sobre o escândalo de Watergate denunciado pelo Washington Post, mas também se encontra “The Bottle”, um retrato agudo do vício dentro da sua comunidade. “See that black boy over there running scared/His old man in the bottle/He done quit his 9 to 5 he drinks full time/and now he’s living in the bottle…” Gil Scott-Heron, qual “griot” moderno, observa o pulsar do seu povo de uma esquina espiritual para depois disparar a pergunta “And don’t you think it’s a crime when/time, after time, after time, ‘people in the bottle?/There’s people living in the bottle…” Gil não fornece respostas, apenas se questiona, agitando bem em frente do seu próprio nariz um espelho que reflecte a complexidade de uma comunidade a braços com um novo género de devastação – interna, funda, dolorosa. Mas, como explica nas notas que assina no interior da capa deste álbum, “black people have been a source of endless energy, endless beauty and endless determination.” E realmente, a misteriosa beleza da arte de Gil Scott-Heron pode começar a explicar-se pelo facto da sua voz irradiar, a um tempo, dor e esperança, derrota e determinação.
“Winter in América” marcou o arranque da colaboração de Gil com o pianista e arranjador Brian Jackson, que o haveria de acompanhar até aos anos 80, através da sua discografia na Arista. A música que ambos criaram neste álbum é profundamente espiritual, descolando para um plano mais físico, como em “The Bottle”, quando as palavras adquirem a crueza de uma tentativa de abanão das consciências. Enleada na reverberação cristalina do Fender Rhodes, a voz de Gil Scott-Heron assume uma dignidade inabalável e, quase trinta anos depois da edição original, faz de “Winter in América” um presságio negro. Ainda nas notas do interior deste álbum, Gil Scott-Heron escreve: “We approach winter, the most depressing period in the history of this industrial empire, with threats of oil shortages and energy crises.” Os tempos não mudaram. E agora, é Gil que se encontra preso dentro de uma garrafa feita de grades. Peace go with you, brother! We will see you in the spring… RMA


Excertos de «I'm New here»

1 comentário:

  1. O Take a step to Dub tem uma prenda para ti!

    Para tal basta fazeres um login em

    http://takeasteptodub.forumeiros.com/index.htm

    e acederes a zona Pai Natal la irás encontrar set's exclusivos de Mr Mute e Dj Physt

    Abraço

    ResponderEliminar