sábado, 19 de setembro de 2009

Superfly: do Porto a Paris


A Superfly Records é uma referência no universo do diggin' online e angaria elogios dos mais diversos quadrantes: dos coleccionadores de sons do Brasil até aos mais empedernidos apreciadores de soul e, ultimamente, também dos caçadores de irresistíveis grooves africanos. Por trás da operação está Paulo Gonçalves, um nome que ajuda a colocar Portugal no mapa da alta esfera do coleccionismo. Em vésperas de abrir a extensão física da Superfly Records bem no centro de Paris, Paulo fala-nos do seu negócio, explica a sua associação ao incontornável site Paris DJs, para que tem contribuído com fantásticas mixes, e revela-nos as suas paixões.

A Superfly Records prepara-se para dar um salto importante: vai apresentar em breve um novo site e também abrir uma loja no centro de Paris. Poderias contar-nos a história da Superfly até agora: quando começou, como tem corrido e porque te preparas para abrir uma loja física quando a tendência tem sido ao contrário?
A Superfly comeceu em 2000 quando voltei para Paris vindo de Londres. Comecei a trazer discos de Londres e a vender aqui em Paris nas feiras; primeiro eram principalmente discos de Soul e Funk. Na época trabalhava ao mesmo tempo para uma empresa de informática. Em 2002 decidi deixar essa empresa e tirar 2 anos "sabáticos" (ou quase), montei o site e decidi ir para o Brasil para descobrir a musica Brasileira. Passei lá 3 períodos de 6 meses entre 2002 e 2005 e especializei-me na música Brasileira. Em 2005, resolvi ir passar um tempo com a família no Porto e continuei com o site aproveitando a oportunidade para conhecer a música Africana em geral e a música lusoafricana em particular. Ao fim de 2 anos, recolvi dar um passo para ter mais acção e voltei para Paris para desemvolver a actividade, montar uma loja fisica e criar o meu próprio selo.
A loja física é uma aposta arriscada mas continuo a pensar que as pessoas vão continuar a comprar vinil e que o fenómeno da desmaterializaçao da música vai chegar ao seu auge e as pessoas vão voltar a comprar suportes físicos.

Como é que nasceu este teu interesse nos discos?
Desde os 12 anos que compro discos e K7s. Havia uma pequena loja perto da minha casa aqui em Paris e passava lá todas as semanas para comprar música com o pouco de dinheiro que tinha.

Não és apenas um negociante de discos, também és um coleccionador. Há discos de que não te consegues separar ou todos têm um preço?
Nao vou parecer muito romântico, mais sim tudo tem seu preço. O que me interesa é comprar novos discos, não guardar os antigos.

Qual foi o disco mais valioso que negociaste até hoje?
1500 euros por um single do Serge Gainsbourg chamado "La Horse".

Ao longo dos anos li elogios à tua personalidade em todo o lado: da boca do Pedro Tenreiro até a sites como o Soulstrut. Qual é o segredo para se deixar tão boa impressão nas pessoas?
(Risos) Obrigado. Se tal é a imagem veiculada, fico muito feliz.

Os discos de África são uma parte importante do teu negócio. Viajas para comprar os teus discos?
Sim, claro, o mais possível, geralmente uma vez por mês, a qualquier parte do mundo onde tenha discos. A África, tento ir cada vez que surge uma oportunidade mas é mais dificil porque os discos são muito escassos. Óptimos países para visitar são o Mali e o Burkina Faso.

Podes falar-nos um pouco da tua loja em Paris? Como vai ser, onde vai ser, quantos discos vais ter no stock, porquê Paris?
Paris é a quarta capital mundial do disco, depois de Tokyo, Nova York e Londres. Além disso, a variedade dos tipos de musica encontrados aqui é única e a curiosidade cultural dos parisienses é incomparável, no meu ponto de vista. A loja vai ficar na zona da República, no centro de Paris, e devemos ter uns 10000 discos em stock mas mais importante que a quantidade é a qualidade, claro.

Associaste-te ao site Paris Djs e tens colocado lá várias mixes. Como é que essa associação aconteceu?
Através do DJ Manu Boubli, figura conhecida da cena Rare Groove de Paris que nos apresentou e que tambem faz parte do projecto.

Poderias dar-nos um TOP 10 de discos que definam a Superfly?
Muito difícil porque a Superfly é conhecida por vender discos pouco conhecidos mas para mim os clássicos são imbatíveis. Aqui está:

1- John Coltrane "A love supreme"
2- Marvin Gaye "I want you"
3- Al Green "Lets stay together"
4- Ann Sexton "You've been gone too long"
5- Fela Kuti "Roforofo fight"
6- Jorge Ben "Negro é lindo"
7- Luther Vandross "Never too much"
8- Bob Marley "Waiting in vain"
9- Tim Maia "Gostava tanto de você"
10- Willie Colon "Gitana"


Mixes de Paulo Superfly

Sem comentários:

Enviar um comentário