segunda-feira, 25 de maio de 2009

África Eléctrica # 29 / Osibisa

O África Eléctrica # 29 é inteiramente dedicado aos Osibisa, uma banda pan-africana (com músicos do Ghana, Nigéria e das Caraíbas) que alcançou um notório sucesso nos anos 70, operando a partir de Inglaterra. Os Osibisa eram um grupo especial - faziam colidir de forma incendiária a alma rítmica do grande continente africano com cores aprendidas no rock, no funk e no jazz e, claro, com alguns temperos latinos por via dos músicos que vinham das Caraíbas. Algo mais contribuiu para o carácter único dos seus lançamentos - as suas capas de discos: Roger Dean, o homem dos delírios progressivos em capas dos Yes ou Uriah Heep, teve mão nos dois primeiros álbuns dos Osibisa e Mati Klarwein, que traduziria a busca de novos mundos em capas de discos de Santana e Miles Davis, foi o responsável pelo terceiro álbum, «Heads».
Curiosamente, os álbuns dos Osibisa são muito fáceis de encontrar no "terreno" por cá: tenho praticamente a discografia completa e já fiz inclusivamente upgrades nalguns álbuns para cópias em excelente estado e sempre os comprei a preços algo reduzidos por cá. Provavelmente, muitos dos seguidores dos delírios sinfónicos deixaram-se enganar pelas capas. Na verdade, as longas estruturas dos temas dos Osibisa devem algo ao carácter progressivo da época que os viu nascer, mas o groove, a gestão rítmica dos temas, as secções de metais, o orgão em ebulição não deixam enganar - esta era uma banda com os pés bem fincados na terra. Na terra quente do continente africano. Procurem, sff!

África Eléctrica # 29 - 1ª Hora

África Eléctrica # 29 - 2ª Hora

5 comentários:

  1. pela descrição parece ser o melhor de dois mundos!

    ResponderEliminar
  2. cool. por acaso tenho andado a ouvir o Woyaya de 71 e por acaso encontrei o Mystic Energy de 80 que não conheco este último sábado na feira de Aveiro... orgulhosamente pendurado na parede da barraquinha do homem por 20 euros. nem valeu a pena pensar nisso...

    ResponderEliminar
  3. Pois... 20 euros é capaz de ser um exagero... pensando bem, os álbuns todos que tenho dos osibisa - uns 7 ou 8 se a memória não me falha - não me devem ter custado todos juntos 20 euros...

    ResponderEliminar
  4. Pérycles de P Corrêa.12 de junho de 2009 às 01:34

    Um grupo como esse, não pode ficar ausente dos outros bons do rock. É preciso divulgar para o amante dos mostros sagrado do rock, no bom sentido. Assim poderemos ver nas vitrines dos Shoping Center de todo mundo ou pelo ao menos no Brasil.

    ResponderEliminar
  5. ¡Hola! The links are broken. Could you re-upload them again? Thanks a million!
    Obrigado

    ResponderEliminar