domingo, 22 de fevereiro de 2009

Oriki Music - lança em África

A francesa Oriki Music é mais uma pequena editora apostada em desenterrar o passado eléctrico de uma África urbana que nas décadas de 60 e 70 sabia e queria dançar.



Tal como na América a afirmação do orgulho negro através do ritmo de James Brown tinha tudo a ver com as conquistas do Movimento dos Direitos Civis, também em África os fluxos independentistas vieram abrir caminho para que a celebração se alargasse das ruas aos clubes nocturnos. Nos últimos tempos, a atenção concentrada sobre a África ocidental por parte de editoras como a Soundway, Analog Africa, Strut, Vampi Soul e também a Oriki tem permitido que uma outra imagem musical desse continente possa ganhar forma para lá daquela sancionada pelo rótulo “world music”. Álbuns com Moussa Doumbia (saxofonista do Mali com carreira centrada na Costa do Marfim), Djelimady Tounkara (líder da Rail Band do Mali nos finais dos anos 70, na era pós Salif Keita e Mory Kanté), Kante Manfila e Sorry Bamba (dupla Guiné/Mali), Amadou Balake (representante do pulsar latino na cena musical do Burkina Faso) e Orchestra Baobab (os senegaleses que têm, provavelmente, o nome mais sonante do catálogo) deixaram claro o posicionamento desta editora, interessado em explorar o lado mais ritmado do legado africano das décadas de 60 e 70.
«A Oriki», explica, em português, Greg Villanova (há um ascendente brasileiro na sua família), «surgiu em 2006, porque essa era a única maneira de partilhar essa musica com o máximo de pessoas, de prestigiar artistas pouco ou totalmente desconhecidos no ocidente, de valorizar a modernidade e a mestiçagem/mistura musical africanas existentes já na década de 70 e dialogar com o que se faz hoje. Graças ao sucesso do afrobeat é hoje possível alargar atenção para músicas africanas "groovy" sem que estas sejam estritamente influenciadas pelo groove funk».
Como Miles Cleret ou Samy Redjeb, homens do leme da Soundway e Analog Africa, respectivamente, Greg também usa o ponto de vista do coleccionador que não dispensa investigação no terreno para apoiar a sua abordagem à edição. Greg sublinha que «se não comprar os discos em África é quase impossível conhecer maior parte dos discos». A noções básicas de arqueologia, Greg tem ainda que adicionar qualidades de investigador para conseguir gerir o seu catálogo: «é simples convencer um produtor a assinar um contrato de licenciamento, mas complicado mesmo é achar o produtor, que muitas vezes não produz discos há mais de trinta anos.» A imagem moderna, urgente, eléctrica e “groovy” de África que resulta dos discos que a Oriki Music tem lançado é, por isso mesmo, o resultado de um complexo trabalho no terreno, facilitado pelo olhar treinado de um coleccionador atento às marcas de um tempo.
«A morte de Fela,» explica Greg, «abriu as portas para o renovado interesse na África urbana. O selo pioneiro Comet Records de Paris com suas coletâneas "Racubah" "Ouelele" abriu as portas no fim dos anos noventa, seguido por outros selos que lançaram colectâneas como "Afro Rock". Ao mesmo tempo, alguns djs e coleccionadores começaram a interessar-se por discos africanos e o movimento foi-se desenvolvendo modestamente a nível mundial em torno de noites de clubes com música retro.»
Parte da magia desta música, passa pelo contexto em que foi produzida e criada, pela época que a recebeu de braços abertos. Por isso, a Oriki também não dispensa doses generosas de documentação, que lançam luz sobre a actividade de cada um dos artistas aqui recordados. «Sim, creio que a história do disco e da música são importantes, prefiro isto a comentários poéticos sobre as musicas, melodias ou letras, o selo Oriki tem como objectivo trazer mais cultura geral sobre África para o público, promover uma imagem positiva e moderna desse continente inserida na história mundial e nos intercâmbios culturais que atravessam o século 20».
Apesar do esforço notório da Oriki, só o álbum da Orchestra Baobab é que tem gerado números de vendas interessantes, facto compreensível por se tratar de um nome sonante, situando-se todos os outros títulos abaixo da linha de água. O impulso mais importante, mais do que a viabilidade comercial, continua a ser a revelação de um passado vibrante. A música incluída nestes discos, justifica toda a nossa atenção.

(texto publicado originalmente na revista Parq)

Sem comentários:

Enviar um comentário